quinta-feira, 24 de maio de 2012

O uso do computador nas escolas


 Para muitos profissionais da educação, o uso do computador ainda é  pouco utilizado, alguns  afirmam que  da muito transtorno levar  a sala de informática, outros dizem que não sabem utilizar essa ferramenta, possuem medo que o aluno saiba mais do que o próprio professor, mas na verdade é uma troca de conhecimento que só vem a contribuir na aprendizagem do todo.  Mas o computador é uma rica estratégia didática que oferece milhares de informações, mas que também  deve ser selecionada. 
Existem inúmeros pontos positivos, o computador facilita aos alunos a busca pelo conhecimento, onde na rede você encontra tudo que  quiser saber, é uma ferramenta atrativa, que  desperta no aluno interesse pois ele lida com essas tecnologias diariamente, e os que não lidam se interessam mais ainda, pela possibilidade de estar em contato com o computador.
O computador aliado a internet contribui para que o professor planeje suas aulas de forma diversificada, com  vídeos, slides, retroprojeção,  utilizando o áudio e imagens que facilitam a compreensão  dos conteúdos.  Mas para que alcance os objetivos propostos, o professor tem de dominar o mínimo da tecnologia,  saber baixar vídeos, navegar na internet para poder planejar as aulas. Devem ser levados em consideração alguns aspectos:
Objetivos educacionais: o que se pretende com o conteúdo; que conhecimentos, habilidades e atitudes se espera trabalhar com os alunos.
Características do assunto a ser ensinado: complexidade; vinculação com a realidade; nível de conhecimento prévio dos alunos; conceitos fundamentais; relações com outros conteúdos; ordem lógica e psicológica de apresentação do conhecimento; etc.
Características próprias de cada recurso.
 Etapas do processo-aprendizagem: o que se quer ensinar - informações a serem memorizadas, compreensão, avaliação, etc; qual o momento da aula - visão geral (introdução), análise ou síntese.
Características dos alunos.
Tempo e facilidades físicas (equipamento, local, etc.) disponíveis.
Características do professor: considerar também o domínio que tem dos recursos e as limitações que possa ter no uso de algum deles.
 Seguindo esses aspectos as aulas serão um sucesso, pois a tecnologia veio para facilitar a didática do professor e ao mesmo tempo a aprendizagem do aluno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário